O que é release e como fazer um para o seu evento ou experiência



celular con ingresso

Introdução:
A imprensa pode ser uma importante aliada de um produtor ou diretor cultural na hora de divulgar sua experiência, seja uma festa, um evento corporativo ou uma apresentação teatral. Mas como você alcança os jornalistas e chama a atenção deles para a sua produção? Para fazer isso, é utilizada uma ferramenta chamada release.

Mas você sabe o que é release e como produzir um? Neste post,trazemos dicas práticas para estruturar o texto e aumentar suas chances de conseguir uma nota. Confira tudo na leitura.

O que é um release?

Um comunicado de imprensa é um pequeno artigo em formato jornalístico que empresas e organizações utilizam para informar a imprensa sobre eventos, apresentações, produtos e novidades. São enviados à mídia com o objetivo de gerar interesse e assim ganhar espontaneamente a atenção da mídia.

Normalmente, são produzidos por assessores de imprensa e outros profissionais de comunicação e relações públicas.


Para que serve o release?

Os release têm sido utilizadas como meio de comunicação há mais de 100 anos. É um importante meio de aumentar a visibilidade de empresas, organizações e empreendedores..

No mercado de eventos e experiências, a ferramenta ajuda a informar a imprensa sobre parcerias estratégicas, cronogramas e outros detalhes da produção.

Com uma publicação bem escrita, o produtor aumenta suas chances de aparecer organicamente em jornais, revistas, sites e portais. Assim garante maior credibilidade ao evento, reduz custos com publicidade e aumenta sua cobertura.


Como fazer: qual é a estrutura de um release?

Um comunicado de imprensa possui uma estrutura própria que deve ser seguida para garantir uma comunicação clara. Além disso, deve chamar a atenção e atrair a atenção do jornalista.

Lembre-se que esse profissional recebe dezenas (ou até centenas) de postagens todos os dias. É por isso que é importante que o seu se destaque da multidão.


Título

O título é o primeiro toque do editor em sua nota. Portanto, deve ser atraente e interessante. Se a postagem for enviada por e-mail, tente manter o assunto curto, em torno de 50 caracteres, para não quebrar. Além disso, certifique-se de que o título corresponda ao conteúdo apresentado no texto.


Local e data

O padrão jornalístico é colocar o local e a data do conteúdo imediatamente após o título. Assim fica mais fácil para os profissionais saberem se o material está fresco e se a agenda ainda está “quente”.


Primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo deve ser cativante e despertar o interesse do jornalista para que ele continue lendo. Uma dica para construí-lo é utilizar a técnica de “pirâmide invertida”, respondendo a cinco perguntas básicas:

Quem?

O quê?

Onde?

Quando?

Por quê?


Corpo do texto

No corpo do texto, você deve inserir informações mais detalhadas e profundas, como a programação do evento, convidados especiais, entre outras. Aqui, também podem ser colocadas citações, para dar mais credibilidade à produção, como um depoimento da organização ou de um palestrante.

Não existe um tamanho certo para um release. A dica é parar de escrever quando você já tiver passado todas as informações necessárias. Tente ser o mais objetivo possível, sem enrolar, mas inserindo todos os detalhes relevantes.


Informações de contato

Por fim, é preciso concluir o texto e adicionar informações sobre a empresa e contatos diretos, caso o veículo de comunicação deseje tirar alguma dúvida.

Um resumo do serviço, com dia, horário e local do evento, também deve ser inserido ao final do texto. Assim como informações sobre como adquirir os ingressos.


Como disparar?

Com o release pronto, é hora de começar a distribuí-lo, disparando os e-mails para sua rede de contato. No jornalismo, o timing é essencial, por isso, é importante saber a hora certa para divulgar as novidades. Não deixe que as notícias esfriem antes de serem enviadas e nem deixe para enviá-las muito em cima da hora.

A escolha dos jornalistas também deve ser feita com cuidado. É importante saber quem é responsável pelas editorias e seções de eventos dentro de cada veículo.

Levantar esses contatos pode dar um certo trabalho, por isso, é essencial que você crie um mailing e fortaleça o relacionamento com os profissionais de mídia. Assim, vai ficar mais fácil informar as pessoas certas sempre que houver novidades.

Personalizar uma pequena mensagem, escrita antes do texto principal, também é uma boa forma de quebrar o gelo e se destacar.