Pinterest e eventos: como buscar referências para sua produção?
Introdução:
Cada ferramenta pode ser de grande ajuda na produção de um bom evento, basta conhecer seus pontos fortes para explorar suas funções. Hoje ele fala sobre o Pinterest, a rede social que ajuda os makers a ter ótimas ideias, encontrar referências e encontrar fotos inspiradoras.
Ainda não sabe como utilizar as fotos do Pinterest para ajudar na produção dos seus eventos? Você pode conferir algumas dicas valiosas neste conteúdo. Boa leitura!
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual que ajuda os usuários a encontrar ideias, referências e inspiração. Aqui você pode postar imagens (pin convites) e salvar referências postadas por outros usuários para criar um quadro de inspiração.
O foco é totalmente visual e estético, e a web é muito utilizada para encontrar referências sobre moda, design de interiores, beleza, design e outros temas similares. Fundada em 2010, a rede tem mais de 400 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o que a torna uma enorme fonte de imagens e ideias.
Como criar a sua conta na rede?
Se você ainda não usou esta ferramenta, precisará criar uma conta. Assim como em outras redes, aqui também é possível criar uma conta empresarial. Basta acessar a página de criação de conta e se cadastrar com seu e-mail e senha.
Depois disso, insira as informações do perfil, como nome, site, idioma e logotipo da empresa. Caso a marca já possua uma conta pessoal, é possível alterá-la para um perfil empresarial clicando em “Converter para conta empresarial”.
Fotos do Pinterest: como buscar referências para o seu eventos?
Como já mencionado, o foco do Pinterest está nas imagens. Isto o torna uma ferramenta muito útil para designers, decoradores e produtores de eventos. Com a plataforma, o fabricante pode criar um painel visual que busca inspiração para diferentes espaços, identidades visuais, brindes, etc.
Quer entender melhor como utilizar a ferramenta? Confira abaixo algumas dicas preciosas.
Use palavras-chave de busca
Você pode inserir palavras de pesquisa na barra de pesquisa para pesquisar o material desejado. É por isso que é importante ser estratégico e específico na hora de buscar inspiração.
Por exemplo, procure ideias sazonais, determinados estilos de interiores ou referências na paleta de cores desejada. Por exemplo: “Decoração de Ano Novo na praia”. Além disso, você deve pesquisar palavras-chave em inglês, pois muito conteúdo do Pinterest ainda não foi traduzido.
Siga páginas relevantes
Acompanhar as páginas de outros produtores e empresas de eventos também é uma forma interessante de buscar referências e até identificar padrões que você não gostaria de repetir em sua própria produção.
Além disso, vale observar o perfil e nomes relevantes de especialistas do setor, fornecedores e especialistas em design de interiores.
Busque por conteúdos semelhantes
Embora a ferramenta seja uma rede social, ela é mais parecida com o Google do que, por exemplo, com o Facebook. Por isso, é muito interessante buscar imagens e referências estéticas.
Aqui vai uma dica: Encontrou uma imagem que tem tudo a ver com o seu evento? Então role a página para baixo para ver outros conteúdos semelhantes que também podem combinar com a sua ideia e servir de inspiração.
Salve as fotos do Pinterest em coleções e quadros
As atividades promocionais também são uma forma de atrair a atenção do público e tentar garantir mais vendas. Por isso vale a pena se familiarizar com diversas possibilidades, como loterias de ingressos, ativação de eventos e loterias.
Uma das funcionalidades mais interessantes da plataforma é a possibilidade de criar pastas e subpastas para organizar referências. Você pode nomear cada pasta, por exemplo, por evento, sazonalidade e público-alvo.
Você também pode escolher se deseja que as fotos fiquem visíveis para seus seguidores ou se deseja mantê-las privadas. Neste caso, basta ocultar a pasta.