Fotografia de eventos: como contratar os melhores profissionais?
Introdução:
As fotos são muito mais do que apenas o registro de um evento. O produtor pode utilizá-los, por exemplo, para produzir gráficos publicitários, enviá-los aos editores ou até mesmo incluir o material em seu portfólio. Muitas vezes, fotografar eventos também é uma oportunidade para o organizador estreitar o vínculo com seu público.
Portanto, garantir que um profissional responsável envie imagens de qualidade é uma preocupação comum da indústria. Mas como você contrata o fotógrafo perfeito?
Como escolher o profissional certo para a fotografia de eventos?
Independentemente do evento, a fotografia do evento é essencial porque ajuda os participantes a relembrar os eventos e a promover marcas. Portanto, é necessário escolher um profissional responsável, dedicado e capaz de captar os melhores ângulos e energia do evento.
As fotos e os vídeos eternizam os momentos. Sendo assim, para fazer a melhor escolha, siga as recomendações abaixo:
Pesquise o portfólio do fotógrafo
Antes de contratar um fotógrafo ou empresa que ofereça esse serviço, pesquise seus trabalhos anteriores e certifique-se de que o profissional domina diferentes aspectos da fotografia como retratos, paisagens e macros.
Cada evento tem suas peculiaridades e características. Portanto, um bom fotógrafo deve ser capaz de captar os momentos mais importantes do evento de acordo com o clima e o ambiente.
Por exemplo, imagens tiradas em uma boate podem ser mais criativas e mostrar a energia dos participantes, enquanto um evento de negócios exige mais seriedade e profissionalismo.
Por isso, é necessária uma análise de portfólio para entender as diferenças. estilos de imagens que um fotógrafo pode tirar..
Verifique se ele possui os equipamentos adequados
O olhar e a habilidade do fotógrafo são a base para que ele consiga tirar boas fotos em eventos. Porém, de nada adianta todo o conhecimento e habilidade de um profissional se não houver acesso a bons equipamentos como câmeras, lentes e iluminação adequada.
Alguns dos materiais mais importantes são:
Lentes fotográficas para boa qualidade de imagem – que podem ser: grande angular, média (ou normal) e telefoto. Existem outros tipos, como lentes macro, tilt, olho de peixe e olho de peixe;
bases - para facilitar o disparo e manter a estabilidade da imagem;
estroboscópios - principalmente para eventos noturnos;
garrafas - para alterar e suavizar a luz. áreas com muitas sombras/menos luz. Ou seja, com este acessório, o fotógrafo pode direcionar a iluminação para onde quiser;
armazenar cartões de memória — para que o fotógrafo não fique sem espaço de armazenamento;
bateria adicional — também é usada para prevenção;
Faça reunião de briefing
Após as etapas acima, é necessário realizar uma coletiva de imprensa com um profissional contratado para explicar a finalidade das imagens. Porém, o fotógrafo deve saber o que é importante enfatizar durante o evento. Determine qual seria a abordagem mais interessante: mais linguagem publicitária, jornalística, artística, criativa, entre outras.
Também é importante incluir informações sobre os participantes do briefing caso o evento seja corporativo com público significativo, celebridades e outras pessoas importantes Um fotógrafo deve estar atento a essas informações para realizar seu trabalho.
Fotos valem mais que mil palavras, certo? Portanto, devem refletir muito bem tudo o que aconteceu, falar da empresa organizadora, dos participantes e de todos os envolvidos.
Na verdade, se se trata de fotos de alta qualidade, elas podem - e devem - ser publicadas em outros meios de comunicação. que ajudam o design. chamar a atenção das pessoas para os próximos eventos e atrair mais participantes.
Valor do serviço
O custo da fotografia de eventos é um ponto que gera muitas objeções entre alguns empresários, mas vale lembrar que é necessário um investimento para alcançar um resultado satisfatório. É por isso que é importante incluir os custos de fotografia no início do planeamento e controlo financeiro do evento, para que haja recursos suficientes para tal.
O organizador deve, portanto, explorar tantas opções quanto possível e fazer uma escolha com base no orçamento de produção e qualidade do profissional (ou equipe de fotografia).
A questão é que simplesmente optar pelo mais “barato” ou levar alguém despreparado com, por exemplo, smartphones – só para economizar – é um risco para o produtor do evento, assim como as imagens podem ser. não vem como esperado e de má qualidade.
A relevância da fotografia em eventos
A sociedade vive o momento de forma muito visível, por isso além de captar eventos, a fotografia de eventos é algo que pode ser utilizado para diversas promoções tanto nos meios digitais como tradicionais. Os produtores podem se beneficiar muito com isso, especialmente construindo e fortalecendo relacionamentos com o público.
Quanto mais profissional e organizado for todo o processo, mais positivo será o resultado final para todos os participantes.