Como melhorar a experiência de divulgação do seu evento
Introdução:
O sucesso do evento depende de vários fatores, e um dos mais importantes é o público. Portanto, melhorar a sua experiência de promoção de eventos é uma estratégia fundamental para o bem-estar geral. Afinal: sem público um evento impecavelmente planejado pode fracassar.
Por isso a divulgação do seu evento merece um capítulo próprio no planejamento de festas, shows, festivais, congressos, feiras, esportes. para um evento ou outra cerimônia ou show que você deseja organizar. Mesmo os eventos privados e corporativos têm um papel importante na publicidade: promover o envolvimento.
As estratégias de publicidade devem visar principalmente o grupo-alvo, ou seja, pessoas que você acha que terão interesse e comparecerão ao evento..
Dicas para melhorar a divulgação do seu evento
Para que o público conheça o seu evento, as informações sobre ele devem chegar a essas pessoas. Mas a forma como a informação chega lá é mais importante do que chegar lá.
Imagine, por exemplo, que você decidiu colocar estrategicamente um outdoor para sua festa onde seu público-alvo seja sempre uma passa. Excelente! Mas se a arte naquele outdoor não for boa e as informações não forem claras, como as pessoas poderão saber mais sobre isso?
Por essas e outras razões, é importante considerar vários detalhes antes de começar a promover seu evento. . Confira algumas dicas simples que ajudarão a garantir o resultado desejado:.
Capriche na comunicação visual do seu evento
Comunicação visual é tudo o que utiliza imagens para transmitir informações, como fotos, desenhos, vídeos, gráficos. Esses elementos estão sempre presentes na conversa com o público e são uma das melhores formas de transmitir informações às pessoas. Você já ouviu o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Então é isso que significa.
É por isso que é importante que toda essa comunicação visual seja muito clara e fácil de entender, desde a aparência do nome do evento até o equilíbrio de cores, até o tamanho e prioridade das informações adicionais. como data, local e valores. Muitos desses elementos estão relacionados à identidade visual do evento, por isso é bom cuidar disso desde o início do seu branding.
Além disso, é importante utilizar imagens que correspondam ao propósito do seu evento. Pode parecer muito estranho utilizar, por exemplo, fotos de torcedores de futebol comemorando em um estádio para promover apresentações musicais no mesmo estádio. Os tipos de eventos e suas propostas são completamente diferentes.
Certifique-se de que a comunicação visual do seu evento atenda aos sentimentos e à importância da informação que você recebe para o seu público. Pedir a opinião dos seus fãs mais próximos antes de ir a público pode ser uma boa opção..
Use a linguagem certa para o seu público
A maneira como você fala com seu público também fará uma grande diferença na forma como você divulga seu evento. Se o público for jovem e o seu evento for uma festa, show ou algo mais informal, faz mais sentido utilizar uma linguagem pessoal e informal. Se o evento for de negócios, uma linguagem mais formal é melhor.
Encontrar a maneira e o tom corretos para falar com o público facilitará a comunicação e garantirá que o evento transmita informações e seja compreensível para o público.
Usar o evento a linguagem correta refere-se principalmente a textos usados em mídias sociais, outdoors, panfletos, banners, folhetos, vídeos e muito mais..
Esteja onde o seu público também está
Essa dica parece simples, mas é muito importante porque divulgar seu evento só terá bons resultados se o público-alvo tiver conhecimento.
As características do público presente no evento vão te ajudar a escolher os melhores locais para publicar esse anúncio. . Se o público-alvo for maioritariamente jovens, por exemplo, é uma boa estratégia investir em publicidade em locais onde existam universidades, porque os estudantes são maioritariamente jovens e têm gostos e preferências variados. que possam ter interesse neste evento.
A ideia é sempre procurar locais e áreas onde as pessoas possam se interessar pelo seu evento. é Você tem que estar na linha de visão deles..
Aposte nas redes sociais
Independentemente do seu público-alvo, é quase certo que estará na Internet. A comunicação digital através das redes sociais existe no quotidiano de grande parte da população, sendo por isso uma das formas mais eficazes de obter bons resultados na divulgação de um evento.
Além de investir nas redes sociais, tenho para fazer certo. Existem muitas plataformas de mídia social e nem sempre seu público estará interessado em todas elas. Se a maior parte do seu público usa o Facebook, você não precisa investir na divulgação do seu evento em outras redes sociais como o Twitter. Aqui, menos é mais. Menos presença em todas as redes sociais e mais foco no que seu público mais usa.
Portanto, fazer uma pesquisa para descobrir qual rede seu público mais usa pode ajudar você a descobrir isso.
Crie uma página para seu. um evento O Facebook pode ser o primeiro passo. Descubra postagens, fotos, vídeos e, o mais importante, hashtags em suas redes sociais. Sempre existe uma hashtag perfeita para o seu evento e adicioná-la à página do evento é uma boa estratégia de promoção. Cada vez que você mencionar seu evento, tenha o hábito de incluir sua hashtag, como nos exemplos: #ReveillonMaresias2021, #BailedaFavorita, #FecidoPeão2021, etc.
Além disso, você ajuda o público, principalmente ao permitir que as pessoas se cadastrem sempre. alguém usa a mesma hashtag, eles ajudam também na divulgação..
Aposte em parcerias de divulgação
Existem diversos tipos de parcerias que podem ajudar a divulgar o seu evento, principalmente com estabelecimentos conhecidos da sua cidade. É possível oferecer sorteios, descontos e outros benefícios aos clientes de uma determinada instituição que comprem ingressos para, por exemplo, o seu evento.
Existe também a possibilidade de desenvolver uma parceria onde uma marca específica consiga espaço para exposição/venda . . dentro do seu evento contra a publicidade que esta marca traz para o seu evento.
Outra possibilidade de cooperação é com os chamados influenciadores digitais. Aquelas pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e são conhecidas localmente farão um ótimo trabalho para ampliar o alcance e o engajamento do seu evento.
Mas escolha sempre alguém que esteja realmente conectado ao propósito do seu evento, certo? Isto também se aplica a empresas, marcas e instituições com as quais você possa fazer parceria. Sempre considere o relacionamento deles com seu público e como eles podem promover seu evento de maneira eficaz.
Seja qual for sua escolha, lembre-se de que você está sempre assinando um contrato que define como essa parceria funcionará. Isso evita mal-entendidos posteriormente..
Invista para ser visto
Embora você possa implementar estratégias para obter resultados de forma “orgânica”, portanto sem pagar por isso, é importante lembrar que o mercado publicitário é muito competitivo. E divulgar o seu evento nada mais é do que promovê-lo.
Para conseguir mais publicidade, quase sempre é preciso pagar por isso. A publicidade em outdoors é paga, assim como a publicidade na televisão ou no rádio. E embora a mídia social seja gratuita, pagar por anúncios (ou adicionar postagens) aumenta seu alcance. Em outras palavras, se você pagar por anúncios ou promover a página do seu evento, mais pessoas verão seu evento anunciado.
Portanto, faça um orçamento para esta tarefa. É um investimento que traz benefício direto para o seu projeto, vale a pena!.