3 estratégias de sucesso para promover eventos de turismo
Introdução:
Negócios, entretenimento, cultura. Seja discutindo a indústria brasileira ou atraindo novos visitantes, os eventos turísticos fazem parte de uma indústria que deverá criar quase 8 milhões de empregos até 2023.
Números do Ministério do Turismo mostram que só em julho o segmento foi responsável por um em cada dez novos empregos formais no país. Este ano, a indústria deverá criar 24 milhões de empregos em todo o mundo, ⅓ só no Brasil.
Sabendo da importância económica da indústria do turismo, os eventos parecem ser uma boa forma de garantir a qualificação profissional para a criação de empregos e rendimentos. Nesta edição compilamos 4 estratégias para promover eventos turísticos.
1 – Planeje seu evento com foco no resultado esperado
Antes de pensar em publicidade, é importante ter certeza do objetivo do seu evento. Portanto, todos os movimentos e escolhas são feitos para conseguir isso. Troca de informações sobre o mercado turístico, networking entre parceiros do setor, venda de produtos de interesse dos hoteleiros, diversão e tempo livre para os visitantes são algumas das motivações para o lançamento do evento.
Depois de conhecer sua motivação, reúna as partes da organização para alinhar expectativas sobre diferenças de público-alvo, canais de comunicação, processo de vendas, atrações e eventos. Feito! A partir daí você pode começar a promover o seu evento turístico.
2 – Tenha clareza do ciclo de vendas
Quais etapas seu potencial cliente passa entre a visualização de sua comunicação e a compra de um ingresso? Conhecer o ciclo de vendas de um evento de viagem é essencial para colocar as peças certas no lugar e transformá-las em vendas.
Vale lembrar também que quanto maior o investimento do participante, mais informações sobre o evento turístico são fornecidas antecipadamente. Mudanças de lote, prazos parciais e vendas em grupo podem acelerar as compras.
3 – Priorize os canais de marketing por grau de engajamento
Anúncios, imprensa, Whatsapp, e-mail, redes sociais. Quanto menos conhecido for o seu evento, mais esforço você terá para promovê-lo. Por isso vale a pena contar com uma rede de influenciadores para divulgar sua mensagem. E não estamos falando de número de seguidores, estamos falando da credibilidade deles aos olhos do seu público-alvo.
Por exemplo, num evento de turismo para hoteleiros, é importante notar que os dirigentes sindicais, as ferramentas de gestão de eventos e os profissionais do setor têm grande influência. Confie neles para seus programas ou promoções.